Risoto

Oi pessoal

tudo bem?!

Hoje resolvi falar com vocês sobre um prato que é super fácil e rápido de fazer, o risoto. Vamos conhecer um pouco mais da sua história e saber as 3 regras de ouro do risoto perfeito.

O risoto é um prato do norte da Itália, com registros históricos desde o século 16. Uma receita de arroz cremoso que atravessou os séculos e que, verdade seja dita, foi se tornando ainda mais cremosa, a medida que o norte enriquecia e podia esbanjar queijo e manteiga. Pela tradição, basicamente o que se precisa é um bom arroz (italiano), como o arbório. Mas também ajuda muito uma panela de fundo e laterais grossos para distribuir o calor uniformemente, uma cebola refogada, mas não dourada, um vinho branco seco e um bom caldo caseiro, que deve ser incorporado as conchas e integrados com uma espátula com um furo no meio em movimentos constantes.

"O risoto caiu no gosto brasileiro porque é um prato eclético, que pode ser feito de várias formas, agregando diferentes paladares. Os brasileiros gostam principalmente de aprender a fazê-lo, quando reunem as pessoas e confraternizam. Na cozinha, é um desafio que permite usar a criatividade à vontade" diz Luciano Boseggia à frente do hotel Windsor, no Rio de Janeiro.

Ao mesmo tempo que os risotos recebiam destaque nos cardápios ganhavam popularidade nos fogões caseiros. Isso se intensificou a partir do final da década de 90 e vem fazendo sucesso até hoje.

O risoto se tornou um curinga nos restaurantes e em casa também.

Não é só o arroz italiano que garante o sucesso da receita, algumas técnicas são essenciais, e ai vão 3 regras de ouro para vocês não errarem.

  1. Usar aos poucos o caldo fervendo. Adicionar caldo frio diminui a temperatura do grão e pode torna-lo pegajoso.
  2. O risoto precisa ser mexido constantemente, é essa movimentação que vai dar a cremosidade crucial, muito mais do que o queijo e a manteiga.
  3. A mantecatura é a saideira indispensável: quando o risoto estiver quase seco, tirá-lo do fogo, acrescentar a manteiga gelada e o queijo (parmigiano-reggiano, grana padano ou pecorino) ralado bem fino e misturar vigorosamente.
E para vocês ficarem com água na boca, separei algumas fotos de risoto!


Hummm!!! Amo risoto e vocês?

Espero que tenham gostado e aproveitem as dicas.

Boa semana!!!

❤❤



Fonte: Revista Gula

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Notícias Quentinhas

❤❤

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.